Currículo

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso prevê um conjunto de componentes curriculares de caráter obrigatório, um trabalho de conclusão de curso e uma carga horária de atividades complementares que voltadas ao desenvolvimento das habilidades compreendidas como necessárias à atuação profissional na área.

Os componentes curriculares, especificamente, estão agrupados em áreas de formação, a saber: Ciência da Computação, Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Aplicativos, Análise de Sistemas, Bancos de Dados, Geral, além das exigências para integralização: Trabalho de Conclusão de Curso, Atividades Curriculares Complementares e ENADE. Estas áreas são detalhadas a seguir:

Ciência da Computação: esta área preconiza os conhecimentos abrangentes pertencentes à grande área do curso localizada nas Ciências Exatas e da Terra denominada Ciência da Computação, conforme as áreas de avaliação da CAPES.

Desenvolvimento de Sistemas: oferece os saberes teóricos e práticos para a formação profissional de desenvolvedores de sistemas back-end, trabalhando desde a lógica de programação até o projeto e arquitetura de sistemas que executam em servidores.

Desenvolvimento de Aplicativos: concentra-se nos saberes necessários para atender os usuários finais, relacionado às práticas de programação para o front-end, design de interfaces com o usuários e desenvolvimento de aplicativos completos, tratando de usabilidade, acessibilidade, relação humano e tecnologia até o projeto de aplicativos que executam em clientes e no espaço de usuário.

Análise de Sistemas: oferece os conhecimentos e habilidades necessários para a concepção de sistemas e aplicativos, considerando a elicitação de requisitos, modelagem dos sistemas, gerenciamento do projeto e garantia da qualidade dos softwares.

Banco de Dados: considera os saberes teóricos e práticos para o trabalho com bancos de dados, sua implantação, administração e extração de informação e conhecimento.

Geral: desenvolve os saberes comuns e interdisciplinares, tais como matemática, estatística, metodologia para pesquisa, empreendedorismo e a relação tecnologia e sociedade. 

Produção Científica e Tecnológica: saberes e habilidades desenvolvidos no componente de Seminários, para o exercício da pesquisa e oratória, além do acesso à palestras e outros conhecimentos que, paralelos ao Trabalho de Conclusão de Curso, pretendem oferecer uma base sólida para a construção e apresentação de um projeto de cunho científico e/ou tecnológico.